Totalmente programada em C++ , a insane RT Framework foi desenhada para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos em tempo real como Engines 3D , Aplicativos de Inteligência Computacional(IA),Aplicativos de Visão Computacional , Aplicativos multimídia(Som e Vídeo) e aplicativos que precisem integrar Computação Heterogênea OpenCL.

 

 

A Insane RT Framework é resultado da transformação realizada durante os mais de 20 anos de trabalho de William Dutra Wolff , que iniciou-se em 2000 com a publicação do seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Positivo, no qual o Sr. Wolff desenvolveu um projeto de Compilador BSP 3D para a Otimização de ambientes modelados em 3D exportados pela ferramenta Autodesk 3DS Max(Tecnologia famosa por ter sido utilizada por John Carmack, no desenvolvimento dos jogos Doom e Quake).

 

Este trabalho deu origem em 2004 na abertura da empresa WDW Tecnologia & Entretenimento que fez parte do projeto de incubação de empresas da Fundação Getulio Vargas – ISAE FGV e durante mais de 15 anos permaneceu como uma das unicas empresas Brasileiras desenvolvendo exclusivamente , ferramentas para o desenvolvimento de Jogos de computador no Brasil.

Neste periodo, que vai de 2004 a 2013 a empresa desenvolveu uma suite de produção 3D chamada de Knight 3D Suite , envolvendo não somente a runtime de execução 3D em tempo real, mas também um Level Editor , um gerador de terrenos 3D e um compilador BSP chamado Knight BSP Compiler & Renderer.

 

 

Em 2013 , uma nova transformação aconteceu, onde o Sr. William foi contratado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, para ensinar alunos de desenvolvimento para jogos disciplinas como Programação C++, Construção de Engines para Jogos e Computação gráfica 3D.

Esta nova transformação envolveu a criação de uma nova engine para jogos chamada Insane 3D Engine , de código aberto, onde durante os anos que lecionou, foi sendo transportado todo o conteúdo desenvolvido em tais ferramentas para esta nova aplicação.

De 2013 a 2020 , sete anos se passaram e a insane 3D Engine acumulou mais de 15 componentes diferentes , incluindo 3D , IA , Física e Multimídia , todos ligados a uma arquitetura voltada exclusivamente ao ensino de tais disciplinas, multiplataforma e de código aberto, onde os alunos puderam experimentar todas as etapas de desenvolvimento de uma aplicação deste porte em uma ferramenta real e funcional.

 

Este crescimento exponencial da aplicação , tornou possível realizar uma nova mudança na Insane 3D Engine, onde passou a se chamar Insane RT Framework!

Devido ao foco do trabalho sempre ter sido contribuir na área de desenvolvimento de aplicativos em tempo real e não concorrer com aplicativos de mercado da área de jogos, a Insane RT Framework representou uma expansão nos tipos de projetos a qual passou a se utilizar a ferramenta.

Além de jogos digitais, a ferramenta passou a ser utilizada para Aprendizagem de Máquina, Computação Musical e Programação Heterogênea utilizando CUDA e OpenCL exigindo que diversos componentes principais da ferramenta precisassem ser reavaliados.

Agora em 2021 uma nova transformação ocorre neste trabalho, devido a mudança no panorama de trabalho do Sr. Wolff , no qual identificou que não há mais a necessidade de se manter uma arquitetura voltada ao ensino, já que a grande maiorida das engines de mercado, como a Unreal Engine, já possuem codigo fonte aberto e já servem de consistente fonte de aprendizado.

Portanto a Insane RT Framework passa por uma nova re-engenharia , no qual diversos componentes estão sendo eliminados e outros sendo complementados para que tais funcionalidades possam ser utilizadas por desenvolvedores dentro de ferramentas de mercado ou isoladamente, sem que uma arquitetura completa de desenvolvimento seja necessária.

Esta re-engenharia vem acompanhada de alguns aplicativos novos, como por exemplo o Plugin Insane Video Recorder – Camera Man (para a Engine Unreal), que realiza gravações de vídeo em tempo real para auxiliar trabalhos de Produção Virtual em tempo real.

Enfim, espera-se que de alguma forma este trabalho possa ajudá-lo em seus objetivos de desenvolvimento, e para qualquer demanda, o Sr. Wolff está disponível nos emails de contato.